BENEFÍCIOS AMBIENTAIS

Os montados ou florestas de sobreiros têm um papel fundamental do ponto de vista social, ambiental e económico nos países da bacia mediterrânica.

Estas florestas caracterizam-se por uma biodiversidade rica, sendo o habitat de variadas espécies de fauna e flora fundamentais para o ecossistema.

A localização em regiões quentes e áridas acentua a importância dos sobreiros na proteção dos solos, evitando a sua erosão e desertificação. A sua combustão lenta permite também o efeito de barreira anti-incêndio.

Os sobreiros têm ainda um papel fundamental na retenção de água e fixação de dióxido de carbono, contribuindo assim para uma melhor qualidade do ar que respiramos.

As florestas de sobreiros destacam-se pelo grande equilíbrio entre a preservação do ecossistema e o desenvolvimento sustentável. Durante o processo de extração, todos os sobreiros são preservados, reforçando a sustentabilidade dos montados e das atividades que gravitam em torno da cortiça desde as atividades agronómicas, florestais e industriais.